Simulador Online


Informações

Formas de Contemplação

A contemplação é a atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição de bem ou serviço, bem como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos, cujo grupo tenha sido constituído a partir de 06 de fevereiro de 2009.

 

Duas são as modalidades de contemplação:

  • Sorteio - A contemplação por essa modalidade reflete a própria essência do Consórcio, de vez que, todo consorciado ativoem dia com o pagamento de suas contribuições e o consorciado excluído concorrem em absoluta igualdade de condições.

    É consorciado ativo,aquele que mantém vínculo obrigacional com o grupo, excetuado o participante inadimplente não contemplado e o excluído. Para assegurar seu direito de participar do sorteio, verifique no contrato quais as condições exigidas.

  • Lance - Após a realização do sorteio, será admitida a contemplação mediante o oferecimento de lance pelos consorciados ativos. Os critérios para oferta e desempate de lances serão definidos em contrato. Portanto, verifique no contrato que você assinou e as condições para participar do sistema de lance.

    É admitida, desde que previsto em contrato, a contemplação por meio de lance embutido, que nada mais é do que a oferta de recursos mediante utilização de parte do valor do crédito previsto para distribuição na respectiva assembleia. Possibilidade de uso do FGTS para cobertura de lance no consórcio de imóveis.

    De acordo com a Nova Lei, o prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis contados a partir da data da contemplação.

Fique Atento! 
Não há como assegurar um prazo fixo para a contemplação. Se algum vendedor disse isso a você, entre em contato com a Central de Relacionamento da Confier Consórcios. Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como saber quando você será contemplado. Além disso, os lances são sigilosos, não há como garantir se a sua será ou não a oferta contemplada.

Atenção!
Em virtude de novas mudanças na legislação poderão ocorrer alterações nas informações acimas sem aviso prévio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento da Confier Consórcios pelo fone (38) 3722-6891.